ESCOTISMO

O que é Escotismo?
O Escotismo, fundado por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntário, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento e torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Qual o propósito do Escotismo?

O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo.

Quais os princípios do Movimento Escoteiro?

Os Princípios do Escotismo são definidos na sua Promessa e Lei Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:

a) Dever para com Deus – Adesão a princípios espirituais, crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais.
b) Dever para com o Próximo – Lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercitadas pela Fraternidade Escoteira. Participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do ser humano e ao equilíbrio do meio ambiente.
c) Dever para consigo mesmo – Responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.

O que é a Promessa Escoteira?

A Promessa Escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento comprometem-se voluntariamente a conduzirem-se de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de ser cumpridos. Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro.

A Promessa Escoteira, prestada por escoteiros, escoteiras, seniores, guias, pioneiros e pioneiros na cerimônia correspondente, e renovada quando da passagem de um Ramo para outro, é a seguinte:

Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;
Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião;
Obedecer à Lei Escoteira.




A Lei Escoteira

Quando Baden-Powell idealizou a Lei Escoteira, decidiu não estabelecer leis proibitivas, mas conceitos para formação de pessoas benévolas, para que, desta forma, o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.

Os dez artigos da Lei Escoteira:

I. O escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida.
II. O escoteiro é leal.
III. O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
IV. O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.
V. O escoteiro é cortês.
VI. O escoteiro é bom para os animais e as plantas.
VII. O escoteiro é obediente e disciplinado.
VIII. O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
IX. O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
X. O escoteiro é limpo de corpo e alma.

Método do Movimento Escoteiro

O Método Escoteiro, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos níveis do Movimento, caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos:

a) Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira;
b) Aprender fazendo;
c) Vida em equipe, denominada nas Tropas “Sistema de Patrulhas”;
d) Atividades progressivas, atraentes e variadas;
e) Desenvolvimento pessoal com orientação individual;

Ramos

O Escotismo está organizado em Ramos, que se distinguem por programas e atividades diferentes, dentro da mesma metodologia escoteira.

a) Ramo Lobinho, para meninos e meninas de 7 a 10 anos, denominados lobinhos (meninos) ou lobinhas (meninas);
b) Ramo Escoteiro, para rapazes e moças de 11 a 14 anos, denominados escoteiros (rapazes) e escoteiras (moças);
c) Ramo Sênior, para rapazes e moças de 15 a 17 anos, denominados seniores (rapazes) e guias (moças);
d) Ramo Pioneiro, para rapazes e moças de 18 a 21 anos (incompletos), denominados pioneiros (rapazes) e pioneiras (moças);

Modalidades

O Escotismo também se organiza em Modalidades, diferenciando somente no foco de suas atividades, mas preservando os valores.

a) Modalidade Básica;
b) Modalidade do Mar;
c) Modalidade do Ar;
(Texto extraído de: http://www.escoteiros.org.br/escotismo/ e União dos Escoteiros do Brasil. POR – Princípios, Organização e Regras. 9ª Ed. Curitiba: União dos Escoteiros do Brasil, 2007. 79p.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário